Se você está pensando em começar a investir no mercado financeiro, o empresário e diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, explica que existem algumas regras básicas que você precisa conhecer antes de dar início aos seus investimentos. Pensando nisso, neste artigo, você poderá conferir três regras básicas que fazem parte desse mundo e poderão te dar um norte. Então, vamos à leitura?
O mercado financeiro
Em primeiro lugar, Gabriel Cepeda Gonçalves explica que investir no mercado financeiro é uma opção bastante interessante para quem deseja dar outra cara à sua vida financeira. Entretanto, as coisas não funcionam de maneira tão fácil como parecem e, para obter sucesso, é necessário estudar as minuciosidades que fazem parte desse ramo, de forma que você não venha sofrer prejuízos.
Três regras básicas sobre o mercado financeiro
Em segundo lugar, de acordo com Gabriel Cepeda Gonçalves, é de suma importância que, antes de começar seus investimentos, você separe um tempo para se dedicar aos estudos sobre esse mercado. Dessa forma, você evitará dores de cabeça e fará investimentos muito mais inteligentes. Por esse motivo, abaixo, você poderá conferir três regras básicas que todo investidor precisa saber.
- Quando o preço das commodities sobem, o dólar cair
A primeira regra deixa claro que os preços da commodities e o valor do dólar possuem uma ligação direta e inversa. Ainda nesse sentido, Gabriel Cepeda Gonçalves explica que países como o Brasil tem sua economia voltada para importação e a exportação, sendo assim, quando ambos estão em alta, mais dólares entram no país, o que resulta no enfraquecimento da moeda.
- Quando a bolsa está em queda, os preços do ouro estão subindo
De acordo com Gabriel Cepeda Gonçalves, essa regra se baseia no fato de que se a bolsa está caindo, os investidores estão mais avessos aos riscos. Logo, em um momento de incerteza, o mais comum é que esses investidores migrem para um porto-seguro: o ouro. Assim, com mais pessoas procurando pelo metal precioso, o seu preço tende a subir, criando essa correlação.
- Quando o dólar sobe, a inflação sobe junto
Não é novidade que vivemos em um país que consome diversos produtos importados como, por exemplo, os eletrodomésticos. Sendo assim, segundo Gabriel Cepeda Gonçalves, quando o dólar está alto, ele também puxa a inflação, tornando os produtos ainda mais caros. Além disso, não podemos esquecer que parte das negociações que acontecem no país são feitas em dólar.
Com essas regras básicas, você conseguirá destinar seus investimentos de maneira muito mais inteligente, sabendo analisar o mercado que está em alta no momento, quando você deve desistir de um investimento para aplicar em outro muito mais vantajoso para você. Esteja aberto para ser flexível e fique atento às mudanças do mercado, elas não param em nenhum momento!