Para o administrador Oscar Rollemberg, o ambiente de trabalho pode ser bastante complexo e desafiador, exigindo técnicas e formas inteligentes de lidar com os conflitos no dia a dia de trabalho com outras pessoas. Neste artigo, iremos entender como lidar com situações como essas. Continue a leitura para saber mais.
Conflitos de trabalho
Segundo Oscar Victor Rollemberg, conflitos de trabalho nunca são fáceis de lidar e é algo que pode acontecer em qualquer momento da carreira. De todo modo, seja você responsável indireta ou diretamente pelo conflito, é preciso encontrar formas inteligentes e eficientes de resolução, visando a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Acompanhe a leitura e aprenda a lidar com essas situações!
Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho?
Mesmo que cada situação seja diferente e exija abordagens distintas, existem algumas atitudes e posicionamentos gerais que com certeza irão ajudá-lo a lidar com os conflitos de forma inteligente e eficiente. Por isso, separamos algumas dicas e passos simples.
Tenha inteligência emocional
Como evidencia Oscar Victor Rollemberg Hansen, entendedor do assunto, é fundamental ter inteligência emocional para lidar com os conflitos no ambiente de trabalho. Isso porque a inteligência emocional te ajuda a manter uma comunicação aberta com as pessoas, estabelecendo uma comunicação transparente, respeitosa, onde todos podem expressar suas opiniões.
Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é essencial num ambiente de trabalho, uma vez que ela é a chave para entender as perspectivas e emoções dos envolvidos. Lembre-se de que um bom profissional demonstra empatia, reconhecendo os sentimentos e pontos de vista das pessoas envolvidas no conflito.
Resolução proativa
Como sugere Oscar Rollemberg, os conflitos devem ser solucionados com abordagens proativas. Portanto, procure abordar os conflitos assim que eles surgirem, evitando que se tornem um problema maior. Deixe o caminho livre para que as pessoas relatem os problemas antes que virem uma verdadeira crise.
A importância da resolução de conflitos para o ambiente de trabalho
A resolução de conflitos é uma atitude que vale tanto para gestores quanto para colaboradores. Isso porque, uma resolução eficiente de conflitos no ambiente de trabalho é fundamental para manter a cultura organizacional da empresa, focando em relacionamentos de trabalho saudáveis e produtivos.
Por fim, como ressalta o homem de negócios Oscar Victor Rollemberg, o ambiente de trabalho muitas vezes é o local onde a grande maioria das pessoas passa a maior parte de suas vidas. Dessa forma, é fundamental que esse espaço seja positivo, produtivo e saudável, e isso só é possível com estratégias inteligentes e eficientes para resolução de conflitos.