Você já parou para se perguntar como surgiram os agrotóxicos? O fundador e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, explica que a OMS classifica qualquer substância química utilizada no ramo agrícola como agrotóxico — utilizado para o controle de pragas e doenças nas plantações. Todavia, sabe-se que na agricultura moderna há o uso demasiado desses produtos, trazendo impactos socioambientais. Dessa forma, se pretende entender como os defensivos químicos foram criados, leia o artigo até o final.
Origem
Caso você não saiba, os agrotóxicos surgiram com o fito de agregar valor à produtividade agrícola, tornando mais eficiente para atender às altas demandas. Com base nisso, é possível mencionar que foram desenvolvidos no século XX, durante a Segunda Guerra Mundial, período este que foram muitos usados como arma. Assim, de modo a aproveitar a tecnologia, diversas empresas incluíram o produto no campo.
Durante a Revolução Verde, ainda em 1950, diversos mecanismos foram inseridos na agricultura, de forma a modernizá-la. Sendo assim, as máquinas e os agrotóxicos passaram a ser aplicadas como tecnologias viáveis, visto que aumentavam a produtividade, trazendo um maior giro capitalista aos agricultores. Todavia, Leonardo Walter considera que pouco se falava sobre os seus impactos negativos, tanto para a saúde humana quanto para o ambiente.
Foi somente a partir de 1962, que a pioneira no assunto, Rachel Carson, escreveu acerca dos efeitos adversos da utilização dos defensivos químicos, enfatizando as implicações da atividade em diversos setores. Hoje, temos que o Brasil é o maior importador de agrotóxicos do mundo e mesmo sendo utilizado como ferramenta de curto prazo, é vista como uma solução pertinente.
Mas o que pode ser feito?
Assim como seria papel de diversas empresas do ramo sustentável, a Nature BioTek, um laboratório de produção de produtos atóxicos, vem inserindo no mercado os inseticidas naturais, como uma alternativa ao uso dos agrotóxicos. Como menciona Leonardo Walter, o principal objetivo da empresa é combater o uso indiscriminado de inseticidas sintéticos, disseminando opções sustentáveis para o meio agrícola.
Pensando em utilizar um produto que fosse empregado com o mesmo propósito, a Nature BioTek se mostrou revolucionária no ramo, trazendo para o mercado uma opção mais econômica e sustentável. Sendo assim, como expõe Leonardo Walter, a ideia era obter um produto biodegradável que pudesse ser feito a partir de restos de colheita e espécies vegetais, sem interferência química na sua composição.
Dessa forma, com base nessas informações, podemos entender como os agrotóxicos são maléficos e que estão diretamente inseridos no nosso consumo, por meio de um contato indireto, mas que pode ocorrer contaminação. Por isso, é interessante que tenhamos consciência desse uso demasiado, de modo que possamos incentivar a troca por produtos que garantam uma maior segurança alimentar.