Montar um negócio é um desafio enfrentado por muitos e, durante esse processo, alguns erros de planejamento empresarial são desencadeados por diversas questões. Marcio Alaor de Araujo, especialista financeiro, esclarece que estes podem ocasionar dores de cabeça em qualquer empreendedor, pois afetam a administração da empresa, tanto no seu período de desenvolvimento inicial, quanto durante seu gerenciamento.
Logo, existem muitas complicações que podem ser ocasionados pela falta de avaliação/aplicação de aspectos do planejamento empresarial. Marcio Alaor de Araujo esclarece que isso impacta diretamente em todos os processos do negócio. Por isso, identificar erros e elencar elementos que auxiliem na execução do planejamento empresarial adequado faz com que a empresa funcione da maneira correta.
Assim, Marcio Alaor de Araujo lista os sete erros mais comuns do planejamento empresarial:
- Falta de planejamento empresarial
Parece contraditório, mas é um grande erro não realizar o planejamento empresarial de seu negócio. Marcio Alaor de Araujo explica que muitas empresas iniciam sem um planejamento empresarial, ou seja, sem uma elaboração de metas, prazos, ideias, estratégias e outros pontos fundamentais. Deve-se entender que um empreendimento de sucesso é aquele que apresenta um plano de negócio bom e estruturado, pois ele irá permear toda a trilha de crescimento e sucesso da empresa.
- Dinheiro = lucro
Outro ponto errôneo é acreditar que todo dinheiro que entra é sinônimo de lucro. Marcio Alaor de Araujo esclarece que um se distingue do outro e, portanto, é essencial realizar cálculos que evitem danos no planejamento financeiro, afinal, nem todo o dinheiro que movimenta o fluxo de caixa é lucro, existem despesas, investimentos, compras e outras ações que o dinheiro realiza ao entrar no caixa da empresa.
- Mudança de prioridades
É essencial que o plano de negócios seja objetivo e sucinto. Isso significa que enfatizar no máximo três ou quatro prioridades já o torna eficaz para ser aplicado. Marcio Alaor de Araujo informa que mudar de prioridades constantemente desencadeia erros de ação da empresa.
- Planejar, mas não executar
Para o empresário Marcio Alaor de Araujo, de nada adianta elaborar um excelente planejamento empresarial se este não sair do papel e passar a ser executado de forma concreta. Logo, não se deve deixar os planos e iniciativas somente no campo das ideias, é preciso torná-los reais.
- Assumir todas as funções, ao invés de delegá-las
Segundo Marcio Alaor de Araujo, o empreendedor de sucesso é aquele que acompanha e conhece todas as etapas de seu negócio. Contudo, ele não deve executar todas as tarefas sozinho, pelo contrário, ele deve compreender a necessidade de ter colaboradores ao seu lado que desempenhem as tarefas que irá delegar para o bom funcionamento da empresa.
- Deixar a comunicação de lado
Apesar de delegar as tarefas ser algo fundamental, ela deve ser aliada da boa comunicação. Marcio Alaor de Araujo reforça que a comunicação é essencial para assegurar que as tarefas estão sendo compreendidas e que o planejamento está sendo seguido por todos os colaboradores.
- Não estudar a concorrência
Por fim, Marcio Alaor de Araujo ressalta que não se deve deixar de estudar o mercado no qual a sua empresa está inserida. Estudar a concorrência é imprescindível para o empreendedor que deseja elaborar novas e diferenciadas ideias, pois isso garante um destaque em meio ao mercado e uma fidelização e retenção de clientes.