É normal que os casamentos não deem mais certo e o processo de divórcio seja necessário. Entretanto, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS acredita que muitas pessoas acreditam que se trata de um processo muito difícil de conseguir ser finalizado, o que não é verdade. Por esse motivo, neste artigo, você poderá tirar suas principais dúvidas sobre esse assunto.
O que é o divórcio?
Para não restar dúvidas, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica o divórcio nada mais é do que o fim definitivo de um matrimônio, isso porque ele acaba com todas as obrigações legais que um casamento possui. Sendo assim, quando um casal decide não continuar mais junto, para que o casamento não esteja mais em ordem civil, é necessário realizar um divórcio.
Além disso, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS ressalta que durante esse processo, também é possível dar entrada a outras ações como, por exemplo, pensão alimentícia e danos morais, a depender do motivo da separação. Por se tratar de diversas etapas, muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao divórcio e quais são os trâmites legais para que tudo ocorra da maneira correta.
Como dar entrada em um processo de divórcio?
Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, para dar entrada em um processo de divórcio, é necessário passar por três etapas. Entretanto, a primeira delas é particular e se trata de uma conversa entre o casal para que ambos possam ter certeza da decisão que estão tomando e se esse é o melhor caminho para os dois. Feito isso, é possível seguir para as próximas etapas.
A segunda etapa do processo divórcio
A segunda etapa consiste em recolher todos os documentos necessários para que o processo comece a acontecer. Por isso, reúnam certidão de casamento que esteja atualizada até os últimos 90 dias, pacto pré-nupcial (se houver), certidão de nascimento dos filhos (se houver) e todos os documentos dos bens como, por exemplo, móveis e imóveis conquistados durante o matrimônio.
A terceira etapa do processo de divórcio
Em terceiro lugar, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS aconselha que o casal busque um advogado de confiança e experiente para que dê início aos trâmites legais diante da justiça. Dessa forma, o casal conseguirá escolher a modalidade que melhor se encaixa no caso em questão e poderão realizar o processo de maneira apaziguada buscando o melhor caminho para ambos.
Qual o valor para realizar um divórcio?
Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, os valores para realizar um divórcio podem variar, pois seguirão os honorários do advogado, custos judiciais e custos do cartório. Por esse motivo, os valores não podem ser especificados, além de variarem de acordo com cada região. Porém, não economize na hora de escolher um profissional qualificado, isso fará toda a diferença em seu processo!