Você é do time que ama ler uma autobiografia? Para o apreciador de literatura, Marcelo Madureira Montroni, através desse tipo de livro, é possível conhecer de perto a história de pessoas importantes e influentes na sociedade. Sendo assim, se deseja conhecer alguns dos principais títulos do gênero, acompanhe a leitura deste artigo até o final!
Diferenças entre biografia e autobiografia
Existem muitas dúvidas acerca da biografia e da autobiografia. Isso porque, apesar de terem nomes e assuntos semelhantes, a escrita e narrativa que esses dois gêneros têm, são diferentes. Nesse sentido, de forma simples, o primeiro caso se refere a textos escritos sobre a vida de uma pessoa, enquanto no segundo, o próprio protagonista irá narrar a sua história.
Principais livros autobiográficos
Com isso em mente, é interessante adicionar na sua lista títulos autobiográficos. Além de ser interessante saber como uma pessoa narra e enxerga a sua própria vida, para o renomado, Marcelo Madureira Montroni, os relatos e experiências podem servir como inspiração para os leitores. Por isso, confira algumas opções a seguir.
Eu sou Malala
Uma das autobiografias que tiveram maior sucesso, “Eu sou Malala”, mostra a história de uma jovem que lutou pela educação quando o Talibã passou a controlar o vale Swat. Sua decisão de se pronunciar, levou Malala a levar um tiro na cabeça ao voltar da escola. Apesar de muitas pessoas não acreditarem na sua recuperação, a menina sobreviveu e se tornou uma das grandes representantes do protesto pacífico no mundo.
Na minha pele
O livro “Na minha pele”, de Lázaro Ramos, irá narrar a trajetória, desafios e conquistas do grande ator brasileiro. Com uma narrativa reveladora, o autor traz questionamentos acerca do racismo e preconceito presente na sociedade, e como foi o seu processo de aceitação.Para o curioso, Marcelo Madureira Montroni, a narrativa traz grandes reflexões para os leitores.
Minha história
A autobiografia “Minha história”, traz a história da famosa Michelle Obama, a primeira mulher negra a se tornar a primeira-dama dos Estados Unidos. Com o desenrolar das páginas, serão apresentados o passado, memórias, experiências e pensamentos da escritora sobre a importante posição que ocupava.
O diário de Anne Frank
Por fim, a última alternativa de autobiografias que entra nesta lista é “O diário de Anne Frank”. Apesar de ser muito famosa, é importante ressaltar a relevância da obra. Isso porque, ela irá contar os relatos de Anne, uma jovem judia que teve que se esconder com a sua família durante a Segunda Guerra Mundial. Para o apaixonado por literatura, Marcelo Madureira Montroni, todos deveriam ler esse livro algum dia.
Gostou? Então, não deixe de ler esses livros!