Se você é fã de seriados e filmes norte-americanos com certeza já deve ter visto a palavra hipoteca alguma vez, certo?! Segundo o empresário Saul Sabbá, a hipoteca é uma forma de utilizar um imovel para conseguir empréstimos com juros baixos e a longo prazo. Apesar de ser uma prática mais comum em países como Estados Unidos e Canadá, há a possibilidade de fazer hipoteca no Brasil? Continue lendo para descobrir:
O que é hipoteca?
Como mencionado por Saul Dutra Sabbá, as hipotecas são linhas de créditos comuns em países como EUA, Inglaterra e Canadá. Esta modalidade de empréstimo consiste em colocar sua propriedade como garantia de pagamento da quantia emprestada de um banco ou órgão financeiro.
Segundo Saul Sabbá, nos EUA, enquanto as parcelas do empréstimo estiverem correndo, a casa ficará no nome do banco. Ou seja, enquanto não quitado, a instituição financeira tem total direito em tomá-lo em casos de inadimplência.
A hipoteca no Brasil
No Brasil, a prática de empréstimos por hipoteca não se tornou popular devido às barreiras legais que os bancos encontraram para tornar a operação rentável e eficiente. Entretanto, houve o surgimento do empréstimo com garantia de imóvel, modalidade de empréstimo parecida com a hipoteca americana.
Afinal, o que é empréstimo com garantia de imóvel?
Como o nome sugere, o empréstimo com garantia de imóvel justamente utiliza-se uma propriedade para garantir o pagamento do valor emprestado. Ao concordar com essa metodologia, o devedor indicará para o banco que não apresenta riscos de inadimplência, conseguindo o valor desejado com juros menores e maior prazo.
O primeiro requisito para conseguir essa linha de crédito é ter um imóvel registrado no nome de quem vai solicitar e assinar o empréstimo. Diferente da hipoteca, nesta modalidade, o imovel não passa para o nome do banco. Segundo Saul Dutra Sabbá, o que passa a valer é a operação registrada em cartório.